fbpx

Perguntas Frequentes

PERGUNTAS MAIS COMUNS

A psicoterapia é um atendimento realizado por um psicólogo com o objetivo de tratar questões e dificuldades nos âmbitos pessoais e sociais do indivíduo. No tratamento é possível lidar com dificuldades emocionais, cognitivas e comportamentais como traumas emocionais, timidez, fobias, compulsão, ansiedade, entre outros males.

Na terapia, discutiremos seus problemas e como eles estão afetando você. Durante o processo, e a partir da fala, sua mente vai se organizando e encontrando focos de atenção em áreas que necessitam de mudança ou aprimoramento. Muitas vezes precisamos de uma “faxina mental” geral, eliminando comportamentos que nos fazem mal e adquirindo outros que promovem mais saúde mental e bem estar. Isto tudo dentro de um ambiente de respeito e acolhimento que favorece a análise e a prendizagem de nos comportamentos. No processo, você deve experimentar uma melhora em seus sintomas. O objetivo da PBP (Psicoterapia Breve Psicanalítica) é uma melhora relativamente rápida e a cessação da terapia dentro de 16 semanas, mas cada caso é único e a duração pode variar de pessoa para pessoa.

Sim, ela traz muitos, mas os principais são: alívio dos sintomas através da reorganização emocional que favorece; mudança comportamental através das reflexões sobre comportamentos inadequados e treino comportamental; novo significado aos traumas vividos no passado ao propiciar contato acolhedor com o mesmo.

Não existe uma idade correta para se começar a psicoterapia. O tratamento depende da abordagem de cada profissional e do problema enfrentado pela criança.

A psicoterapia breve é um tipo de tratamento que tem foco e tempo determinados. A determinação do tratamento se dá por uma queixa específica do paciente, após uma análise de seu quadro pelo profissional. Só depois dessa análise é definida uma estratégia para o tratamento e o tempo necessário para alcançar os objetivos que o paciente almeja.

Sim, é eficaz. Porém dependendo da gravidade da situação, surge a necessidade de acrescentar a modalidade presencial e outros profissionais como o psiquiatra ao tratamento. O que mais favorece a eficácia da psicoterapia é o preparo do profissional e o vínculo terapêutico.

A psicoterapia de casal é um tratamento clínico que tem como principal objetivo promover a resolução de conflitos e promover uma melhor qualidade de vida para o casal. O psicólogo atua como um mediador entre o casal, os levando a uma melhor comunicação e reflexão sobre as expectativas do que o outro espera dentro da relação. Cada sessão dura em de 50 minutos a 1 hora e os formatos e métodos utilizados pelo profissional varia de acordo com a necessidade de cada casal.

Ela acontece na presença dos parceiros ou em ocasiões separados, mas o principal é auxiliar os cônjuges a acessar os sentimentos não reconhecidos em si mesmo e no parceiro, criando meios para sua expressão na sessão terapêutica. Durante o processo são utilizadas técnicas psicodramáticas para facilitar a percepção das dificuldades de modo mais específico e facilitar também o resgate das questões emocionais envolvidas, par sua subsequente reelaboração.

Load More