fbpx

Por que pensar em Linha de Cuidados na Adolescência?

Porque os Adolescentes são sujeitos de sonhos e planos para o futuro. São sujeitos de desejos, de ser libertos e de criar.
Pensar em saúde e bem estar na adolescência envolve questões como: experimentação de substâncias com consciência; fortalecer fatores protetores; investimento na saúde como controle de peso, prevenção às DSTs; 1.a relação sexual; gravidez, etc, etc. Deixar o canal de comunicação aberto é fundamental para conseguir acolher as questões e revisar os conceitos de saúde e proteção (ou ausência dela) que o adolescente possui. Os pais auxiliam fortalecendo a aliança com o profissional cuidador . Ambos devem estimular a construção de um projeto de vida como fator de proteção do jovem às doenças e aos distúrbios mentais que podem atravessar o caminho e o projeto criado. A atenção à questão do risco de suicídio cresce em razão de maior impulsividade proporcionada por fatores hormonais e pela ansiedade típica desta fase.
O ser humano precisa se sentir amado. È um ser complexo, multideterminado, onde só oferecer os recursos para as necessidades vitais não basta. Por dia no Brasil 24 pessoas se suicidam. O aumento dos casos concorre com o aumento por expectativas da demanda por TER, por uma apresentação de performance onde só os melhores são valorizados, isto tem provocado a desvalorização do SER e do sentimento de ser, restando para alguns o nada.
No adolescente é necessário verificar mudança de comportamento, presença de transtornos mentais. As autolesões são indicativos de dor emocional ( a dor física é menor que a dor moral) . Os fatores sociais contribuem na baixa autoestima, como o desemprego. Dar responsabilidade para o adolescente é um fator de proteção, estimular o cuidar de algo ou alguém também são benéficos.
O adolescente gosta da adolescência, de coisas da adolescência – não podemos nos esquecer disso. São grandes no tamanho mas ainda estão em construção. Na verdade todos somos seres em construção!

Adicione seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.